A Pedopsiquiatria ou, Psiquiatria da Infância e da Adolescência é uma especialidade médica apta para atender a faixa etária dos 0 aos 18 anos, na realização do despiste, diagnóstico e tratamento de perturbações psíquicas, emocionais e comportamentais, assim como, na sua prevenção.
O objetivo é reduzir ao máximo o sofrimento psíquico presente no paciente e seus familiares e que, a criança/adolescente, retome o seu saudável desenvolvimento psicoafetivo, tentando evitar que evolua para um indivíduo adulto com problemas psiquiátricos.
Após a avaliação pedopsiquiátrica, baseada no modelo bio-psico-socio-cultural. realiza-se intervenção terapêutica sempre adaptada e, particular a cada caso, englobando:
-Abordagem individual com a criança
-Após ponderação cuidada, quando estritamente necessário, prescrição de fármacos - a Pedopsiquitria destina-se a uma população demasiado nova para tentar resolver as diversas problemáticas apenas com fármacos. Estes podem ajudar mas não tratam, devendo-se investir sempre, em primeiro plano, nos recursos e capacidades da criança ou, jovem, e sua família.
-Intervenção familiar;
