A Psicologia Clínica é a área da Psicologia que investiga e intervém no âmbito da Saúde Mental. O foco desta área não se limita à psicopatologia, mas também outros domínios da saúde, nomeadamente, a prevenção, redução de situações de risco e promoção de bem-estar.
Principais intervenções da Psicologia Clínica:
-
Avaliação Psicológica - É um processo de análise detalhada, objetiva e fidedigna em que o psicólogo realiza entrevistas, testes psicológicos e outras técnicas para entender o funcionamento mental, emocional e comportamental do paciente.
-
Diagnóstico - Pode diagnosticar transtornos mentais, com base nos critérios do DSM-5 ou CID-11.
-
Intervenção/Terapia - Utiliza diferentes abordagens terapêuticas para reduzir o sofrimento emocional
-
Prevenção e Promoção da Saúde Mental - Além do tratamento, a Psicologia Cliníca também atua na prevenção de problemas psicológicos e na promoção da qualidade de vida e do bem-estar.
A Psicoterapia
A Psicoterapia é um método de tratamento de dificuldades psicológicas e emocionais. Apesar de existirem vários modelos de abordagem psicoterapêutica, em todos eles, a qualidade da relação que se estabelece entre o psicoterapeuta, podendo este ser psicólogo ou psiquiatra, é determinante para uma expectativa de sucesso.
A psicoterapia possibilita a aquisição de um maior conhecimento sobre si próprio e desenvolver capacidades emocionais, promovendo assim, novas formas de gerir as suas dificuldades.
